sábado, 29 de setembro de 2012

Transformadores ou Trafos o que são?

Teoria sobre Transformadores, voce sabe pra que serve um transformador ou trafos? então vamos ensinar. Com nosso site Ensinando Eletrica!!!!!!!!!

Transformadores ou trafos são dispositivos eletricos que tem a finalidade de isolar um circuito, elevar ou diminuir uma tensão. Servem tambem para casar impedencia entre diferentes circuitos ou como parte de filtros em circuitos de radio frequencia.
Existem transformadores de diversos tipos, cada um com uma finalidade, construção e tamanho especificos.
Teoricamente, um transformador tem de transferir toda a potencia do primario para o secundario (primario e secundario são enrolamentos de entrada e saida, respectivamente).
Na pratica, observa-se certa perda de potencia nessa transferencia de potencia, ocasionada por diversos motivos, como a resistencia de fio, correntes pelo nucleo, chamados de correntes de Foucault etc. Um transformador são constituido pelo menos por dois enrolamentos. Na maioria dos casos, esses enrolamentos são independentes, entre si, mas sofrem a ação do campo eletromagnetico, que é mais intenso quanto esses transformadores que possuem um nucleo de material ferromagnético.

O enrolamento em que aplicamos a tensão que desejamos transformar chama-se primario e o enrolamento onde obtemos a tensao desejada se chama secundario.
A tensao do secundario depende da relacão de espiras entre o primario e o secundario e da tensão aplicada no primario.
Embora esta literatura se resuma ao calculo e dicas de trafos monofasicos e bifasicos com nucleo de ferro, apresentamos, a seguir, alguns simbolos de outros tipos de transformadores e suas respectivas aplicaveis:


Considerações Gerais sobre Transformadores.

Todos os transformadores se aquecem durante o funcionamento,
em virtude das perdas que existem em todos eles. Quanto mais alta a potencia retirada nos secundarios de um trafo, maior sera o aquecimento do mesmo. Os nucleos devem ser feitos de chapas de ferro silicio, não servindo para o mesmo fim, ferro doce ou outro ferro comum, assim como tambem nao e possivel um nucleo de ferro maciço.
A qualidade do ferro empregado é um fator que deve ser considerado no projeto de um trafo. Em trafos de força, usamos chapa de ferro silício de 1,7 ou 2 Watts/Kg.
Se o ferro for de qualidade inferior, a secção do núcleo devera ser aumentada para um mesmo transformador.
Para determinada tensão variavel aplicada no primário do transformador teremos uma tensão induzida no secundário.

Dado o esquema de um trafo, teremos:
Cálculo dos Transformadores

Para calcular um trafo, vamos fazer uso da expressão geral da tensão alternada (E ou VAC).

E = 0,000.000.044 x N x B x S x F

em que: 
E = tensão elétrica 
N = nœcleo de espiras do primario 
B = densidade de fluxo magnético em Gauss 
S = secção magnética eficaz do núcleo 
F = frequencia da tensao alternada Podemos reescrever a formula citada assim:
Dessa forma, encontramos uma relação chamada de espira por Volt, o que quer dizer que, o N encontrado deve ser multiplicado pela tensão do primário, para encontrarmos o numero de espiras necessario no primario.
A densidade do fluxo magnético B, que e dada em Gauss, tera o seu valor entre 8.000 a 14.000. Um valor de B baixo (proximo a 8.000) deixará o transformador grande, enquanto que um B elevado (proximo a 14.000), fará com que o trafo fique menor. Nunca use o máximo valor de B, pois voce irá saturar o núcleo.

A secção magnética do núcleo será calculada por:
Continua...




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Peças e Materiais para auxiliar o Eletricista

Olá Galera, estou postando nomes e alguns modelos de materiais mais usado na eletricidade residencial Predial e Industrial como modelos de dijuntores, tomadas, perfilados emendas, acessorios para eletrocalha modelos de quadro de distribuição etc, Muito Util Naquelas horas que vc nm sabe o nome daquela peça ou material, kkkkk quem sabe não esteja aqui nos desenhos. Publicarei a 1 Parte. Fontes tiradas da minha boa vontade de pesquizar e juntar tudo em um so lugar, então pode estar bem misturados qualquer duvida. Use o Chat Ou Fale Conosco! Estamos aqui para ajudarmos. 


Basta da um Clique na Imagem para ver no tamanho Original!


Abaixo Temos alguns Modelos de Dijuntores UL e DIN e SDR mais usados nas instalações predial e comercial.



Modelos de quadros de distribuição, de imbutir e sobrepor a maioria usado em Construção Civil como Predios Comercios e residencias.

Sistema X, Tomadas Interruptores etc.



Cabos e fios comuns mais usados pelos eletricistas.




Tomadas e Interruptores em geral

Tomadas e Interruptores 4x2

Tomadas e Interruptores 4x4

Espelhos Cegos 4x4, 4x2, 3x3 etc.


Plugs macho e femeas em geral e alguns Interruptores.


Telefonia


Tomadas Externas


Tomadas com Dijuntores

 Linhas especiais




Abracadeiras, Acessorios complementares, acessorios para duto e piso, Acessorios para fixação de leitos, acessorios para eletrocalhas perfilados tubulações etc.











                           

Alguns Modelos de Luminarias

Alguns Modelos de lâmpadas   
                                                                                                          
 



Entendendo Banco de Capacitores

Olá Pessoal aqui fazerei um resumo basíco, sobre banco de capacitores pois andei recebendo muitos emails, pedindo sobre isso então vamos la!


Capacitor – é um dispositivo cujo objetivo primário é introduzir capacitância num circuito elétrico.
Unidade capacitiva – é cada unidade de capacitor, com dielétrico e eletrodos, num invólucro, com terminais levados ao exterior do invólucro.

Capacitor derivação – é um capacitor ligado em paralelo com o circuito elétrico.
Capacitor série – é um capacitor ligado em série com o circuito elétrico.
Potência nominal de um capacitor - é a potência reativa, sob tensão e freqüência nominais, para a qual foi projetado o capacitor.

Perdas do capacitor – é a potência ativa consumida pelo consumidor operando em suas condições normais.

Tangente do ângulo de perdas (tg d) - é o quociente das perdas do capacitor pela sua potência real. Normalmente é expressa em W/kVAr.
Dispositivo de descarga – é um dispositivo conectado ou entre os terminais do capacitor ou entre os terminais da rede, ou instalado dentro da unidade capacitiva, para reduzir a tensão residual do capacitor após este ter sido desconectado da rede. Normalmente, se apresenta na forma de um resistor ou enrolamento de descarga.

Banco de capacitores – é o conjunto de unidades capacitivas e seu equipamento de montagem, manobra, proteção e controle.
Banco de capacitores automático – banco de capacitores que possui um controlador eletrônico, geralmente microprocessado, que insere ou retira os capacitores do sistema de acordo com a variação do fator de potência.

Banco de capacitores semi-automático – banco de capacitores controlado por timer ou pelo valor da demanda de corrente do sistema. Proporciona um controle menos preciso que o banco automático.
Banco de capacitores fixo – é o banco que não possui nenhum tipo de controle. Os Capacitores permanecem ligados ao sistema indefinidamente e independente das condições da carga.
Carga instalada - soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).

Demanda - média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado.

Energia elétrica ativa - energia elétrica que pode ser convertida em outra forma de energia, expressa em quilowatts-hora (kWh).

Energia elétrica reativa - energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampère-reativo-hora (kVArh).

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Conheça a Engelight

Tecnologia do Blogger.